Visita ao TCE PE

O Presidente da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas, APE Lino Abel Nunes, participou da reunião realizada no Tribunal de Contas de Pernambuco, onde se debateu a estrutura dos Tribunais de Contas e o importante trabalho prestado em prol da sociedade.

No tocante a estrutura organizacional, o Presidente da ASTC parabenizou o Presidente do Tribunal de Contas Pernambuco, Conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, pela valorização dispensada aos servidores daquele órgão, onde, por exemplo, um auditor público externo ingressa na carreira com o vencimento BÁSICO de R$ 19.927,20, para uma carga diária de apenas 6 horas de trabalho, tendo ao final da carreira um vencimento BÁSICO de R$ 34.151,74 – informações disponíveis no item Transparência do site do www.tce.pe.gov.br.

Em relação à politica de valorização funcional, o Presidente da Corte Pernambucana mencionou que a boa remuneração dos servidores tem por objetivo manter no órgão o espirito de união e os melhores profissionais, pois há inúmeros exemplos de órgãos que deixaram de existir, literalmente ou não, por não manterem uma política de valorização profissional. Mencionou, ainda, que passado o período de restrições impostas pela Lei Complementar 173/2020, deverá encaminhar ao Parlamento proposta de reajuste aos servidores de pelo menos dois dígitos percentuais.

A reunião foi importante por vários motivos, mas principalmente por ter-se verificado naquele Tribunal de Contas nordestino algo que a atual gestão da ASTC sempre defendeu: a valorização dos profissionais que integram um órgão vital para a sociedade. Que sirvam as façanhas do Tribunal de Contas de Pernambuco de exemplo aos órgãos de controle externo, em especial ao gaúcho!

O Tribunal de Contas de Pernambuco foi criado em dezembro de 1967. Embora bem mais novo que o Tribunal de Contas Gaúcho, que foi instituído no ano de 1935, tem muito a nos ensinar.

Após a importante visita de trabalho ao Tribunal de Contas de Pernambuco, o Presidente da ASTC foi para João Pessoa – PB, onde ocorreu o II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas. No acompanhamento deste evento  foram estabelecidos diálogos e realizadas importantes reuniões com os conselheiros gaúchos, onde se buscou, sempre, expor a necessidade de buscarmos melhorias para a carreira dos servidores de nossa Corte, fato que foi preponderante para o encaminhamento de uma proposta em prol da categoria.

 


Parceiros

   
   
   
   
   

Convênios